YOU(TH)R GOALS

 

Sobre o Projeto

Ao analisarmos os dados do Eurostat, no que refere às razões para a não participação dos jovens (16-29) em atividades de ídole cultural e desportivo (não-formais e informais), em Portugal, 37,1% aponta a falta de interesse como motivo. Se pretendemos que os jovens sejam parte ativa e comprometida com a mudança, o primeiro passo é envolvê-los na tomada de decisão, na construção das iniciativas e na participação efetiva, deixando que beneficiem com todo o processo.

Se os jovens não se envolvem na participação e na esfera social e cívica, enveredarão por cenários de exclusão alargados: serão pouco presentes e não terão laços sociais e comunitários, encaminhando por cenários de exclusão social.

É, por isso, que surge o projeto YOU(TH)R GOALS. Queremos trabalhar com os jovens para a sua capacitação, envolvimento e ligação com e para a comunidade, desenvolvendo competências e ferramentas para uma participação social e cívica ativa e crítica. Para isso, focaremos nos Youth Goals, para que os jovens reconheçam o plano de ação para a juventude, para que se envolvam e para que os liguem aos seus próprios objetivos pessoais (Your Goals).

 

Necessidades

Organizações:

  • Desenvolver oportunidades de participação juvenil, desenhadas pelos e para os jovens, com vista à resposta às suas necessidades pessoais e sociais;

  • Desenvolver oportunidades de participação juvenil pautadas por uma aprendizagem de qualidade e não-formal, por forma a dar espaço a cada jovem e respeitar o seu próprio ritmo;

  • Valorizar o papel do jovem na consolidação de sociedades mais construtivas, coesas e sustentáveis, facilitando o acesso às atividades e iniciativas juvenis;

  • Criar espaços inclusivos de participação para todos os jovens, quebrando com obstáculos à participação;

  • Fomentar o reconhecimento das estratégias e prioridades europeias para a juventude, em linha com a ativação dos jovens para o alcance das mesmas.

Jovens:

  • Aceder a oportunidades de participação social e cívica:

    • Apelativas, inclusivas e ajustadas a si, à sua visão para o futuro e às suas expectativas;

    • Que potenciem a capacitação e o empoderamento pessoal e social;

    • Que criem um espaço de partilha, reflexão, diálogo e produção de conhecimento em prol do seu desenvolvimento interpessoal;

    • Promotoras do desenvolvimento de competências chave e experiências com impacto positivo ao longo da sua vida.

 

Objetivos

Face ao exposto, traçamos como objetivos para o projeto YOU(TH)R GOALS:

1..Geral:

  • Inclusão social dos jovens em todas as esferas da sociedade mediante a promoção de oportunidades de participação juvenil.

2..Específicos:

  • Capacitar, ligar e envolver os jovens entre si, com a sua comunidade e com a comunidade europeia;

  • Promover o desenvolvimento de competências chave para aprendizagem ao longo da vida e, por consequência, fomentar a mudança para comportamentos mais proativos, participativos e críticos;

  • Criar espaços de participação juvenil, onde os jovens poderão integrar os processos de tomada de decisão, expor a sua visão e opinião, partilhar, aprender e definir soluções;

  • Criar espaços de participação juvenil não formais e inovadores, com recurso a meios complementares (físicos e digitais), com vista ao empoderamento dos jovens;

  • Promover o reconhecimento e valorização dos valores e princípios sociais europeus, assim como das estratégias e prioridades para a juventude.

 

Atividades

Workshops 1-11: Youth Goals

11 workshops para explorar os 11 Youth Goals. Estes workshops servem para que os jovens reconheçam cada um dos Youth Goals e compreendam a sua importância no setor da juventude.

Esta atividade visa o desenvolvimento de um workshop com e para os jovens com enfoque nos Youth Goals. Tal como mencionado previamente, pretendemos trabalhar com relação aos comportamentos mais participativos, mais envolvidos, mais críticos e mais conscientes, em linha com cada um dos Youth Goals (sendo que estes, por sua vez, representam os desafios e os problemas atuais e futuros da juventude).

Através deste workshop os jovens reconhecerão o Youth Goal, compreenderão a sua importância no setor da juventude, debaterão e refletirão sobre os mesmos e sobre os desafios na juventude que o mesmo representa e com posterior identificação de recomendações para trabalho com os jovens no cerne do Youth Goal. De igual modo, este workshop será um veículo para ativação da juventude na identificação de soluções e na contribuição para o alcance das prioridades e estratégias europeias como é o caso dos Youth Goals e da Estratégia para a Juventude 2019-2027.

Os jovens serão os beneficiários do workshop ao mesmo tempo que serão os próprios produtores de conhecimento.

  • Métodos de trabalho: END, EI, EF.

Sessões de Trabalho:

Esta atividade corresponde à realização de uma sessão de trabalho que envolve os jovens dos grupos envolvidos nos workshops par que possam, após o término dos mesmos e do desenvolvimento de conhecimento e produção de conteúdos e materiais, ter um momento para reunião, reflexão, debate e partilha de conhecimento e de experiências. No final desta sessão de trabalho, é esperado que os jovens consigam reunir informações de todos os workshops e que os consigam compilar num documento único que será, no evento final seguinte, apresentado, refletido e debatido, assim como explorado, junto de partes interessadas e ativas no domínio da juventude.

  • Métodos de trabalho: ENF, EI, EF.

Evento Final:

Esta atividade corresponde a um evento de trabalho cooperativo e de disseminação de resultados. Este evento visa estabelecer uma ponte entre os jovens e agentes de terreno, ou seja, agentes com capacidade de explorar os resultados e de promover novas oportunidades de capacitação e de participação juvenil. Dito isto, pretendemos que este evento reúna jovens participativos no projeto, sendo estes os transmissores dos resultados, e técnicos de juventude/staff/decisores, sobretudo de organizações ativas no domínio da juventude. É essencial que estas partes possam ser capazes de compreender os resultados, de os valorizar e de os colocar em prática.

  • Métodos de trabalho: ENF, EI, EF.

Mobilidade Virtual:

Decorre ao mesmo tempo das atividades enunciadas acima e serve para a cooperação contínua entre os jovens, assim como o desenvolvimento de conteúdos, materiais, a partilha de ideias e sugestões, a interação e a comunicação.

 

Perfil dos Participantes

a) Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos;

b) A enfrentar obstáculos (por exemplo, culturais, relacionados com o sistema de ensino; sociais, económicos) ou sem obstáculos;

c) Residentes em Portugal, preferencialmente na zona ou áreas periféricas do local do projeto (Guimarães);

d) Com disponibilidade, motivação e predisposição em participar no projeto;

e) Com interesse nas temáticas do projeto (participação juvenil, inclusão social, proatividade jovem, empreendedorismo, etc.);

f) Com capacidade de comunicação e de influência;

g) Com mindset aberto a novas experiências, sobretudo dinamizadas com recurso à NFE, de capacitação e de empoderamento;

h) Com predisposição de participar em ações comunitárias enquanto elementos ativos e críticos.

 

Fotos

 

Timetable

 

Resultados

Intangíveis:

Desenvolvimento de aprendizagens e competências:

  1. Comunicação na língua materna;

  2. Comunicação em línguas estrangeiras;

  3. Competência matemática e competências básicas de ciência e tecnologia;

  4. Competência digital;

  5. Aprender a aprender;

  6. Competências sociais e cívicas;

  7. Competências de empreendedorismo;

  8. Sensibilidade cultural e criatividade.

 

Tangíveis:

  • Booklet do projeto, um documento orientador síntese do projeto que deve conter as seguintes informações:

  1. Breve descrição do programa Erasmus+ e da Ação Chave 1;

  2. Descrição do projeto - Enquadramento, Problema, Necessidades, Objetivos, Parceiros;

  3. Atividades desenvolvidas, onde, quando, nº de participantes, perfil dos participantes;

  4. Competências desenvolvidas;

  5. Resultados e Impactos do projeto;

  6. Testemunhos, links para publicações sobre o projeto, entre outros;

  7. Fotos das atividades desenvolvidas e alusivas ao proejto.

  • Recomendações por Youth Goal (no final de cada workshop);

  • YOU(TH) GOALS: as recomendações dos jovens para a juventude no âmbito dos Youth Goals (documento chave do projeto a apresentar no evento final e a ser disseminado);

  • Conteúdos/materiais de comunicação e disseminação diversos (físicos e/ou digitais).

 

Impactos

Durante o projeto:

Prevemos que ao longo do projeto os jovens reconheçam benefícios diretamente ligados à participação. Estes benefícios estarão totalmente interligados com os resultados conseguidos e associados às 8 competências chave integrantes do Youthpass e serão uma primeira concetualização dos resultados e dos impactos a serem gerados por intermédio do projeto.

  • Maior perceção de competências chave complementares às competências formais e da potencialidade das mesmas na criação de respostas às suas necessidades individuais e necessidades de grupo;

  • Maior reconhecimento do valor pessoal e da sua ambição;

  • Maior predisposição para participar na comunidade, em iniciativas, projeto e/ou ações, de forma ativa e crítica;

  • Maior reconhecimento sobre os desafios atuais e futuros enfrentados pela juventude e maior capacidade de refletir sobre os impactos dos mesmos no seu desenvolvimento pessoal e na evolução da comunidade e da sociedade;

  • Maior espírito de iniciativa e empreendedorismo pelo trabalho em equipa, intercultural e com orientação para fins comuns;

  • Maior compreensão face às estratégias e prioridades europeias no âmbitos da juventude, sobretudo no que concerne aos Youth Goals e às Estratégia para a Juventude 2019-2027;

  • Maior conhecimento das oportunidades existentes e predisposição para participar em projetos e/ou atividades, quer no âmbito do Programa Erasmus+, como em programas similares, que incitem o envolvimento proativo, crítico e consciente;

  • Maior reconhecimento e valorização das competências pessoais e da capacidade de adaptação às exigências sociais;

  • Maior conhecimento de práticas, metodologias, métodos e ferramentas promotoras da ação e do trabalho jovem, assegurando sempre a valorização das competências e qualificações;

  • Maior reconhecimento das metodologias existentes, como NFE, e adequadas às diferentes expectativas, necessidades e metas pessoais e as potencialidades de cada uma no desenvolvimento de novas ações participativas e inclusivas;

  • Maior reconhecimento dos obstáculos existentes na sociedade que estão na origem das situações de menos oportunidades.

Após o projeto:

Após o projeto terminar, e num processo de reflexão e de concetualização contínua, os jovens participantes reconhecerão benefícios e percecionarão impactos associados ao projeto. Estes benefícios e impactos percecionados após o projeto terminar serão visíveis a curto e médio prazo (em particular com as mudanças incorporadas na sua forma de ser, de estar e de agir em comunidade e em sociedade) e a longo prazo (em particular com as mudanças conseguidas junto de outras partes e com a capacidade de influencias políticas e ações juvenis).

1..Curto e médio prazo

  • Concetualização das competências chave para aprendizagem ao longo da vida e adoção de pensamentos e atitudes participativas e inclusivas e do potencial das mesmas no complemento às competências técnicas adquiridas por meio formal;

  • Maior espírito de iniciativa e de proatividade, quer na identificação dos seus problemas, quer na identificação de soluções;

  • Maior capacidade empreendedora, na medida em que serão jovens mais aptos a colocar as suas ideias em ação e, com isso, em ultrapassar condicionalismos e barreiras à inclusão social;

  • Maior capacidade de identificar oportunidades europeias de desenvolvimento de competências e de as analisar, compreendendo quais as que se adequam/encontram com os seus objetivos e metas pessoais e profissionais;

  • Maior aptidão para dialogar e para desenvolver trabalho com outros jovens, incluindo projetos em conjunto, que visem dar resposta a necessidades comuns no contexto europeu;

  • Maior predisposição para assumir um papel ativo, consciente e crítico no seu meio e para influenciar outras partes (jovens, associações, comunidade, etc.) a participar em projetos/ações/atividades que pretendam empoderar os jovens na construção do seu futuro e na construção de uma sociedade europeia unida.

2. Longo prazo

  • Maior sentimento de pertença social, seja na sua comunidade, seja no contexto europeu, graças à interação com outros jovens e ao reconhecimento das diferenças e da diversidade existente como parte integrantes da sociedade;

  • Maior inclusão social, graças à capacidade de participar ativamente na esfera social (seja pelo desenvolvimento de ações; pelo apoio no desenvolvimento de ações; pela participação em ações que usem o seu testemunho e experiência como meio de influência de outras partes; etc.);

  • Maior integração no mercado de trabalho, graças às competências desenvolvidas que complementam o referencial formal já adquirido e que valorizam o papel/aptidão dos jovens para desenvolver um trabalho de qualidade;

  • Maior equilíbrio económico, graças à integração no mercado de trabalho, o que se reflete na capacidade de aceder a mais oportunidades, mais diversificadas e com novos complementos ao processo de aprendizagem não formal.

 

Certificação

Youthpass:

Com base nas suas 8 competências e em concordâncias com o quadro de referência das Recomendações do Conselho da UE, os participantes poderão reconhecer e conceptualizar as competências e experiências adquiridas no projeto. O certificado será fundamental para que os participantes possam descrever as atividades e a contribuição destas para o desenvolvimento de competências; refletir sobre o processo de aprendizagem não formal; refletir o valor acrescentado do projeto na sua vida pessoal, social e profissional e assegurar uma conceptualização das competências.

Certificado do Projeto:

Prevemos que o certificado tenha informações chave como:

a) Nome do Programa que apoia;

b) Referência à Comissão Europeia;

c) Nome da Agência Nacional;

d) Nome da entidade promotora;

e) Nome do projeto;

f) Nome da atividade;

g) Tipo de atividade;

h) Datas de realização;

i) Local de realização;

j) Áreas prioritárias de intervenção;

k) Nome do participante.

 

Avaliação

Inicial:

Esta avaliação ocorre no momento de candidatura e, neste caso, ocorreu no momento de conceção do projeto. Trata-se de uma avaliação de diagnóstico para apuramento do que é necessário fazer, compreender as ambições/expectativas dos jovens e identificar soluções.

Final das atividades:

Avaliação da componente logística e prática e avaliação dos resultados percecionados por parte dos participantes.

Intermédia:

Avaliação do que está a ser feito, o ponto de situação face ao inicialmente previsto e os passos seguintes. Esta será fundamental para reajustar o plano de atividades e para agilizar os recursos necessários para a melhoria do mesmo.

Final:

Esta coincide com o período de encerramento do projeto. Pretendemos compilar todo o processo avaliativo num momento final e compreender quais foram, efetivamente, os resultados do projeto e os impactos gerados/passíveis de serem gerados. Este último passo é relevante para concetualizar os resultados e para materializar os resultados tangíveis.

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